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BOWING BACK (Espectáculo)Voltar

BOWING BACK é um espectáculo de dança, música e palavra. Nesta segunda edição, migramos de São Teotónio para Odemira. Chegamos a outro lugar com um novo espectáculo em que as línguas se condensam numa grande tentativa de comunicação. Dezenas de migrantes da Índia, Punjab, Nepal, Bangladesh, China, aliam-se a artistas nas áreas do movimento, palavra e música para criar um objecto em conjunto que irá transformar Odemira durante três noites. BOWING BACK é uma criação itinerante pela vila, onde as ruas se preenchem de vozes, danças, ritmos, palavras reinventadas e por inventar. É a língua portuguesa que se proclama nómada, acolhendo futuros povos e gerações, atravessada por geografias tão distantes quanto presentes. BOWING BACK é o direito ao sotaque, é o tempo de traduzir um grito para português, uma gargalhada para hindi, um gemido para bangla, um suspiro para punjabi.

Espectáculo BOWING BACK, na vila de Odemira 10, 12 e 13 de Novembro de 2022

MEDITAÇÃO

Começamos do outro lado da ponte de Odemira, com uma meditação conjunta entre música e gestos ritualizados que entram numa sequência em que todos os corpos se alinham e preparam o espectáculo que se segue.

PONTE

Por baixo da ponte que atravessa o rio Mira cantam-se canções com melodias de diferentes latitudes que se misturam e formam os sons de Odemira, onde o cante alentejano se funde com Bollywood, por exemplo… Nas bocas de todos ressoam palavras em português, hindi, nepalês, como forma de dizer ao público: “Isto é para ti, eu vivo aqui, é na Terra, não é no Céu.”

CAIXAS

Esperamos o público com caixas de madeira em cima da cabeça. Carregamo-las como se fossem malas de viagem, bagagens vazias com tudo o que trouxemos de outros lugares. Vamos todos, 70 pessoas entre o público, guiando os corpos vila acima, fazendo a viagem lado a lado.

ZONA DE CONFORTO

A Zona de Conforto instala-se num parque de estacionamento no topo da vila, onde o público é recebido e convidado a participar numa dança que conforta. A seguir, uma fila de cerca de 40 pessoas sentadas frente-a-frente interpreta a sequência do Passaporte: uma conversa entre um migrante e uma funcionária do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Abre-se então um discurso conjunto, em cima das cadeiras, sobre todos os documentos necessários a um migrante para apresentar a sua manifestação de interesse e eventualmente conseguir o seu cartão de residência. Logo depois, enquanto parte do público entra no Novo SEF, os outros ficam a desfrutar das várias salas a céu aberto, sobre tapetes, com conversas simultâneas, pinturas de henna, um bar, uma biblioteca e música sempre a acompanhar. Este lugar é, portanto, um jogo entre o conforto e o desconforto, um espaço caloroso que fala de temas sensíveis e urgentes.

NOVO SEF

Em frente à Zona de Conforto está o edifício do Novo SEF. Um antigo Centro de Estudantes, agora sem uso, que transformámos num lugar com uma energia misteriosa, com solos e duetos de dança e palavra espalhados por várias salas e andares, com músicos a instalar uma atmosfera de percussão e voz. Há um tocador de Tablas que, na sua sala, dá o ritmo cardíaco ao edifício, três homens à entrada a atirar limas uns aos outros num jogo enérgico, um funcionário dentro do seu gabinete numa dança burocrática, a loucura dos papéis em branco, a sala das lágrimas, uma lavandaria de línguas não-maternas, um dueto de Bollywood e um andar dedicado a histórias e sonhos de jovens do Nepal, China e Bangladesh. Este Novo SEF tem em si a espera, a burocracia, a gravidade e o interesse. É magnético e político.

TEMPLO SIKH

Dentro da Igreja da Misericórdia, construída no século XVI, nasce agora por três noites um templo Sikh. No lugar do altar há um tapete com homens do Punjab que cantam e tocam música religiosa, enquanto na nave central outros homens, em frente a espelhos, retiram os turbantes lentamente e voltam a colocá-los num preceito muito detalhado. O público cobre-se e descalça-se para entrar e observar o ritual.

BAGAGEM

A última paragem do espectáculo é também um parque de estacionamento. Em frente à Igreja da Misericórdia, começa uma sequência de dança contemporânea em cima de tapetes, uma colaboração entre bailarinos e homens jovens do elenco. Seguem-se uma série de danças a solo e em grupo: a Taranpreet e a sua dança do Punjab, a sequência de Bangra, a Arshpreet e a Gursanj que ensinam a todos o alfabeto Punjabi (Gurmuki), um trio indiano de jovens rappers e uma dança nepalesa, orientada pela Lilia e a Usha. Esta última paragem é uma travessia por todas as culturas presentes, uma apoteose de energia que celebra o encontro, a viagem que fizemos ao longo de todos estes meses.

FICHA ARTÍSTICA

MADALENA VICTORINO Direcção Artística INÊS MELO SOUSA Dança MATILDE REAL Palavra DANIELA CRUZ Dança FRANCISCO THIAGO Dança JOÃO OLIVEIRA Dança MANUEL RUIZ Palavra SARA PATERNESI Dança RAJENDRA SHIWAKOTI Música e Meditação Cultural Equipa Nuclear BOWING AASHIKA KANDEL, ABDUL MUTIN, ABDUR ROHIM, ALMA WHITELEGG, ANTÓNIO FRANCO, ARSHPREET KAUR, CHIARA GRILLI, CRISTINA RODRIGUES, DANAE GALLET, DANIEL WANG, DIOGO ALVES, ERWIN POLS, MOHAMMAD FARUK, GURSANJPREET KAUR, HELENA FRANCO, HELENA LOERMANS, JAGJEET SINGH, KAMAL ADHIKARI, KARAN KALIA, KHALILUR RAHMAN, LAXMI KHADKA, LEONOR ALVES, LIAN WHITELEGG, LILIA SUDEBI, MADALENA PULQUÉRIO, MAITRI PATEL, MAKHAN SINGH, MEHEDI SHUVO, MILAN MAGAR, NAIMA NABIN, NAOLI GALLET, NAYON HAWLADER, NUSAIBA TAIMA NUR, PEDRO SIMÕES, PRASHANT KHATRI, ROHIT SINGH SAINI, SAIMA NABIN, SYED RAHMAN, SUKHWINDER SINGH, TARANPREET DHINDSA, TERESA TEÓFILO, USHA PATHAK, YANAI WHITELEGG, YANGDU SHERPA, YOUSEF MIA, YUBIKA MAGAR ENTRE OUTROS População do Concelho de Odemira PEDRO SALVADOR Coordenação e Criação Musical MARGARIDA MESTRE Criação Coral e Voz CHÃO MAIOR - YAW TEMBE, NORBERTO LOBO, LEONOR ARNAUT, JOÃO ALMEIDA, RICARDO MARTINS Criação Musical INDERJEET SINGH Criação Musical MUHAMMAD SHOAIB Criação Musical MANPREET SINGH Criação Musical HARJOT SINGH, BIKRAMJIT SINGH, RAJVEER SINGH Criação Musical Artistas Convidados JOAQUIM MADAÍL Desenho de Luz e Direcção Técnica CAROLINA RIBEIRO, MUHAMMAD SHOAIB Produção Executiva SAMUEL MEYLER, MARINA VISMARA Apoio Artístico e Logístico JASBEER SINGH AND SIKHISM COMMUNITY Representação Cultural BAKHTA MAGAR, ADEEP MAGAR, GURPREET SINGH Comida AMANPREET KAUR Pintura Henna