Estivemos presentes nas escolas de São Teotónio e Odemira como parte do currículo, desenvolvendo os laboratórios artísticos com várias turmas, ao longo de 2021 e 2022, nos tempos das disciplinas de PLNM (Português Língua Não-Materna), Educação Visual e Cidadania. Os temas que guiavam os laboratórios partiam muitas vezes de aspectos dos programas curriculares das disciplinas. Nos tempos de Educação Visual, por exemplo, explorámos retratos, paisagens, técnicas de desenho. Em PLNM as actividades foram maioritariamente ligadas à Língua Portuguesa. Com o 4º ano da Escola Básica de São Teotónio debruçámo-nos sobre o Sistema Solar e as catástrofes naturais, matérias que os alunos estudavam nesse momento com a sua professora Rita Monteiro. Deste modo, oferecemos novas formas de observar as matérias estudadas na sala, através da prática e da lente artística. Qual é a dança do Sistema Solar? Como aprender português através da música, do movimento, da poesia? Esta abordagem ao conhecimento como um conjunto de elementos ligados entre si permite não apenas colaborar com os professores, partilhando matérias e métodos, como oferecer aos alunos uma perspectiva nova e sensorial daquilo que normalmente aprendem de modo mais cognitivo. Adiciona camadas ricas ao saber e ao estudo. Os professores não sentiram que lhes foi retirado tempo de aula, mas que se ofereceu uma dimensão humana das matérias abordadas que, neste sistema escolar, estão muitas vezes desligadas de uma realidade concreta.