"O meu nome é Harjot Singh, tenho 19 anos e sou da Índia. Estou a estudar em Portugal, na Escola Profissional de Odemira, no curso de Produção Agropecuária. "
Conhecemos o Harjot através da sua irmã mais nova, a Arshpreet, com quem vive no Brejão. Visitámos a sua casa várias vezes durante o primeiro ano do BOWING. No espectáculo de 2021 o Harjot e o resto da família foram ver Arhspreet a dançar e a ensinar Punjabi ao público.
"O ano passado fui ver o espectáculo do BOWING e gostei tanto que quis fazer parte. Desejei isso durante muito tempo. Por sorte, entrei em contacto com pessoas do BOWING e pude participar."
Em 2022 Harjot fazia parte de uma turma da Escola Profissional de Odemira a quem demos sessões ao longo do ano. Em conversa com ele, descobrimos que gostava de escrever letras de rap com os amigos. Para o espectáculo BOWING BACK convidámo-los a escrever e dizer as suas letras com o acompanhamento da banda Chão Maior.
"Eu e dois amigos interpretámos um rap que escrevemos durante os ensaios. Praticámos com os músicos do elenco e conseguimos dizê-lo para o público."
O entusiasmo e a confiança cresciam a cada noite. O resto do elenco batia palmas e dançava dentro do Mercado de Odemira, a encorajá-los.
"Tive uma experiência incrível a trabalhar com as pessoas no BOWING e a divertir-me com os meus amigos."
No espectáculo, antes do momento em que cantavam o seu rap, os três jovens estavam sentados na Zona de Conforto, à volta de um tapete, a contar ao público sua história pessoal com a escrita e com o rap e a explicar as letras que mais tarde cantariam em Punjabi, para todos.
"Tenho tantas memórias do espectáculo, mas uma de que nunca me esquecerei é do momento em que eu e os meus amigos escrevemos as letras do rap e da primeira vez que o dissemos em público. Foi o começo de algo novo que me motivou para trabalhar na minha paixão, dando-me confiança para participar em outras actividades."
Harjot continua a escrever e tem o sonho de publicar um álbum.
"Foram dos melhores dias da minha vida. Se tiver essa oportunidade, adoraria fazer parte do BOWING outra vez."
Fotografias de: João Mariano - 1000 Olhos